Justiça em Ação

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
1

PROGRAMAÇÃO DO 1º MOMENTO EM PEDRO ALEXANDRE-BA

PROGRAMAÇÃO DO 1º MOMENTO EM PEDRO ALEXANDRE-BA

PROJETO CRIANÇA BRINCANDO E SE TRANSFORMANDO

22 DE MARÇO

17:00h – Lançamento local do Projeto na Câmara de Vereadores.
Composição da mesa;
Hino Nacional (Banda da Polícia Militar);
Apresentação do CRAS;
Hino do Município (Aldina);
Pronunciamento do juiz. 

19:00h – Atividades Culturais- Quadra esportiva (Praça João Maria de Carvalho)
Grupo Jerê City
Apresentação de toadas
Dança de rua
Literatura de cordel
Canção Serra Negra (Apresentação)
Banda da Polícia Militar

23 DE MARÇO

7:00h – Bloco do Projeto.

7:30h – Atividades Lúdicas – Baia de Zé Maria:
Show de calouros;
Corrida de argola;
Corrida de saco;
Quebra pote;
Caça ao tesouro;
Ciranda de roda;
Corrida do ovo;
Dança da cadeira;
Pular corda;
Brincadeiras com bexigas.

8:00h – Campo (Praça General Liberato de Carvalho)
Futebol de campo (8 a 12 anos) 

14h15 – Animadores de torcida
Torneio de futebol (13 a 18 anos)

19:00h – Atividades culturais diversas:
Música do projeto;
Apresentação do grupo de idosos;
Apresentação do grupo jovem (Igreja Assembléia)
Grupo Cabra de Lampião

24 DE MARÇO

8:00h – Disputa 3º/4º lugar (campo de futebol)
10:00h – Futebol feminino
11:00h – Final do torneio
14:00h – Quadra esportiva (Praça Cel. João Maria de Carvalho)
Voleibol feminino
Voleibol masculino
15: 00h – Apresentação Cultural
Apresentação do grupo jovem (Igreja Católica)
Homenagem ao Poder Judiciário

 

Projeto Criança Brincando e se Transformando será lançado em Pedro Alexandre nesta sexta-feira

Dando continuidade à programação oficial do Criança Brincando e se Transformando, acontecerá, na próxima sexta-feira (22), o lançamento do Projeto no município de Pedro Alexandre. O evento, que será realizado, na Câmara de Vereadores, às 16h, contará com a presença do Juiz da Comarca de Jeremoabo e idealizador do Projeto, Dr. Antonio Henrique, e equipe coordenadora, além de vereadores, lideranças comunitárias e políticas e sociedade em geral. 
Ainda no sábado (23) e no domingo (24), serão realizadas as primeiras atividades do Projeto. A programação, bem diversificada, é aguardada com entusiasmo pelas crianças e adolescentes do município. A ideia de criar o Projeto, segundo o Juiz Antonio Henrique, surgiu após a necessidade de implementar ações urgentes para a proteção e promoção dos direitos da criança e do adolescente, no sertão da Bahia, após observar os poucos espaços públicos e atividades destinados a esta fase.
O Prefeito de Pedro Alexandre, Salorylton de Oliveira, conhecido como Salon, informou que sua equipe está trabalhando para que toda a programação transcorra da melhor forma possível. “O município de Pedro Alexandre está abraçando esta causa tão nobre e que foi idealizada pelo Juiz Antonio Henrique. Quero dizer que nossa equipe está empenhada para que possamos iniciar nossas atividades com pé direito. Será uma grande momento”.
Confira a programação para este final de semana: 
- sábado (23), a partir das 8h da manhã, atividades recreativas diversas no Sítio de Zé Maria. A partir das 9h, Futebol Society Infantil, no campo society do Heraldão. E à tarde, a programação continua. Às 13h, início do Torneio de Futebol Masculino para Adolescentes, no Campo de Futebol Heraldão. À noite, diversas atividades culturais e recreativas serão realizadas, na Praça Heraldo Carvalho.
- no domingo (24), também tem atividades do Projeto Criança Brincando e se Transformando, que terão início, a partir das 8h da manhã, com as semifinais do Torneio Masculino de Futebol de Adolescentes; às 10h, uma partida extra de Futebol Feminino, e às 11h, grande final masculina, no Heraldão. A partir das 14h, tem Voleibol Feminino e Masculino de Adolescentes, na Praça Municipal Heraldo Carvalho. A partir das 16h, mais atrações lúdicas, recreativas e culturais, na Praça Heraldo Carvalho.

 

Jeremoabo: Dr. Antonio Henrique receberá título de cidadão

 

O Juiz Antonio Henrique da Silva, idealizador do Projeto Criança Brincando e se Transformando, receberá o título de cidadão jeremoabense em sessão solene a ser convocada pela Presidenta da Câmara Municipal de Jeremoabo. A honraria foi concedida pelo DECRETO LEGISLATIVO 01/2013, de 05 de março 2013 que “Dispõe sobre a concessão do título de cidadão jeremoabense ao doutor Antonio Henrique da Silva, Excelentíssimo Senhor Juiz de Direito da Vara Crime, Execuções, Júri, Infância e Juventude da Comarca de Jeremoabo, Estado da Bahia.” Dr. Antonio Henrique é sergipano, de Aracaju, é dinâmico, trabalhador, analisa processos até tarde e tem uma linha bastante popular e respeitosa com quem o procura. Sem dúvida, merece as honrarias por tudo que tem feito em nossa comarca como a realização de constantes júris e o projeto que coloca nos centros das atenções a criança e o adolescente.

Fonte: www.jeremoabo.com.br

 

 

 

Banda da PM de Paulo Afonso: a arte aproximando a Polícia da sociedade

É comum, em atividades cívicas, acompanharmos a apresentação da tropa da Polícia Militar, que sempre abrilhanta grandes eventos em nosso país, a exemplo do 07 de Setembro, data de nossa Independência. Mas, na região, uma tropa tem ganhado uma atenção toda especial: a Banda de Música do 20º Batalhão da Polícia Militar de Paulo Afonso, que, além de cumprir a missão de proteger o cidadão, tem encantado multidões com shows musicais, acompanhados por um repertório eclético, de qualidade e muito agradável.

Segundo a Assessoria de Comunicação Social do 20º BPM, a idéia de formar a banda surgiu em 10 de julho de 1998, quando o PM Humberto Alves de Carvalho (na época comandante da Unidade) recebeu da Prefeitura de Paulo Afonso um convite para que a Unidade abrilhantasse o aniversário da cidade com um desfile da tropa. “Nesse tempo, o TC PM Carvalho acreditou que poderia contar com a participação da Banda de Música de Alagoinhas, mas como não haveria possibilidade de participação da mesma, o jeito seria o 20º BPM desfilar sem banda. Foi nesse contexto que o Sd PM Jadiel, que possuía conhecimentos musicais, foi convidado a formar a Banda do 20º BPM e, em oito dias, a banda estava formada, apresentando-se com sucesso para a sociedade de Paulo Afonso”. A Banda de Música leva o nome do Soldado PM Israel Xavier dos Santos, que faleceu em 2008.

Criada a partir de uma necessidade, a Banda de Música tomou outros rumos e dominou outros mundos. A arte não apenas eleva a auto-estima da tropa, como também aproxima a Polícia da Sociedade. Um exemplo disso aconteceu há poucos dias durante a participação da Banda no lançamento e na realização das primeiras atividades do Projeto Criança Brincando e se Transformando, em Jeremoabo, no início deste mês. Na Praça principal da cidade, crianças, jovens e adultos acompanharam todas as músicas tocadas, que foram desde Tim Maia, passando por Djavan, a músicas regionais, e muitos diziam: “não sabia que a Polícia também tocava essas músicas e tão bem”.

O Produtor Musical e o Regente da Orquestra, Manoel Ropiário, destaca que, com a vinda do Ten. Cel. Josemar Pereira Pinto para o Comando do 20°BPM, “o suporte à banda Maestro Sd. Israel Xavier tem sido imensurável e podemos fazer as apresentações como formato de orquestra, quebrando um pouco o protocolo da marcialidade e desenvolvendo esse trabalho de palco que tem chamado atenção por onde passamos”.

Catorze soldados compõem a Banda: Jadiel e Firmino (no trompete); De Souza e J. Torres (no Sax Tenor); Castro (no Trombone de Vara); Danilo e Raul (Sax Alto); Justino (Bateria); Almério, J. Freire e Salvador (Percussão); Bento (Teclado); Costa (Guitarra) e Ropiário (Contrabaixo e vocal). A tropa pode se apresentar em escolas, igrejas, praças, solenidades cívicas e militares e outras instituições, mediante solicitação ao Comando da Unidade, sem nenhuma cobrança de taxa, a não ser o pagamento de despesas, como alimentação, transporte adequado, estadia (dependendo da distância) e sonorização.

O Comandante Josemar Pinto acredita que “a arte transforma os ambientes e interfere nas emoções humanas. A música tornou-se essencial à convivência das comunidades, o que torna as bandas de música na Polícia Militar, verdadeiras ferramentas de integração e aproximação com as pessoas”. Esse pensamento pode ser claramente ratificado, basta apenas participar de uma apresentação da Banda, conversar com os integrantes e ouvir a comunidade. Viva à arte. Viva à Polícia. Viva à sociedade!

 

Emoção e entusiasmo marcam as primeiras atividades do Criança Brincando e se Transformando em Jeremoabo

 


As primeiras atividades do Projeto Criança Brincando e se Transformando, que aconteceram neste final de semana, em Jeremoabo, foram marcadas por grandes momentos de emoção, a exemplo da partida amistosa de futebol feminino. Ao final do jogo, as jogadoras do time da Cerâmica S.O.S, que venceu o jogo contra a equipe do Povoado Brejo Grande por 6 x 0, fizeram uma homenagem especial a Lidiane, também jogadora da equipe, e dedicaram a vitória ao seu bebê Pedro Gabriel, que faleceu há poucos dias. Na oportunidade, o Juiz Antonio Henrique da Silva, lembrou de Pedro Gabriel e do garoto Mateus Macedo, de apenas 11 anos, que se suicidou há cerca de dez dias, e que foram homenageados pelo Projeto, juntamente com o Conselho Comunitário de Segurança Pública de Jeremoabo, com a confecção de  camisas, contendo a logomarca do Criança Brincando e se Transformando e as fotografias das duas crianças no interior do desenho, cujas mãos dadas de pais e filho, formam um coração, simbolizando  a necessidade das famílias em demonstrarem mais amor pelos seus filhos. Foram distribuídas na Praça do Forró, no último sábado, dia 09, quatrocentas camisas, sendo que trezentas delas para crianças e cem para adultos. “Pedro e Mateus, infelizmente, não poderão brincar mais. Fizemos questão de estampar as fotos desses garotos como uma forma de dizer que o Projeto foi criado para promover os direitos da criança e do adolescente. Reforço, ainda que criança tem que brincar, tem que aprender de forma sadia, precisa ter a oportunidade de assistir a uma apresentação cultural. Criança precisa de amor e atenção”, destacou Dr. Antonio Henrique.

A Prefeita de Jeremoabo, Anabel de Sá Lima, ao entregar o troféu ao time feminino campeão, compartilhou da emoção de Lidiane, destacou a importância do Projeto e a parceria do Município em apoio ao mesmo. “Mais uma vez, quero reafirmar a nossa intenção em apoiar projetos como este, cujo intuito é promover ações de proteção e promoção dos direitos da criança e do adolescente. Mais ainda, não mediremos esforços em cuidar dos nossos pequenos, através de outras medidas do município. Neste momento, quero pedir a Deus que conforte Lidiane pela perda de seu bebê. Só Deus nesse momento para lhe dar forças”.

O final de semana foi intensamente movimentado com outras ações sendo realizadas, a exemplo dos momentos de lazer, ocorridos no sábado pela manhã, no Sítio do vereador Antonio Chaves, no Bairro Romão, onde professoras e outras funcionárias da Educação do município coordenaram atividades lúdicas e recreativas para centenas de crianças. Neste mesmo momento, acontecia, no campo de Vavá da Cerâmica S.O.S, no Bairro São José, um Torneio de Futebol Society Infantil, com muitos torcedores presentes, sendo vencedor a equipe da Cerâmica SOS.

No sábado à noite, na Praça do Forró, diversas atividades culturais e recreativas animaram as crianças e suas famílias, como a banda Gene e Los pencas, o grupo Jerê City que já é sucesso nas apresentações do projeto, cantores infantis, brincadeiras de roda e culminando numa belíssima apresentação da Banda da Polícia Militar de Paulo Afonso, com um repertório eclético e agradável.

No domingo (10), mais programação do Projeto agitou a cidade com programação esportiva de futebol de campo e voleibol. No futebol, foi a vez das semifinais e final do Torneio Masculino de Futebol de Adolescentes, no Estádio João Isaias Montalvão, que terminou tendo como vencedor a equipe da SOS, que venceu, na final, a equipe do José Nolasco por 2 x 0; em terceiro lugar, ficou o Senhor do Bonfim, que venceu o Santo Antonio, por 5 x 0. À tarde, no Ginásio Municipal Paulo José Santos Carvalho, no Voleibol Feminino Infantil, o time campeão foi o Arco-Íris, que venceu o Confiança Jovem por 3 x1; e no Masculino de Adolescentes a vitória foi do Colégio Leonardo da Vinci, que venceu o Vôlei Futuro por 2 x 0.

A Coordenação agradece a todos os apoiadores, patrocinadores e colaboradores do Projeto que estiveram empenhados nesse processo. Segundo Dr. Antonio Henrique da Silva, essas primeiras atividades serviram de experiência para as próximas ações a serem realizadas em Jeremoabo e nos demais municípios que integram a Comarca: Pedro Alexandre, Coronel João Sá, Sítio do Quinto e na própria sede.

Nos próximos dias 22, 23 e 24 de março, acontecerão o lançamento e as primeiras atividades do Projeto no município de Pedro Alexandre.

Acesse nossa página no Facebook: Projeto Criança Brincando e se Transformando. Curta e acompanhe nossas atualizações.


 

 


JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL