Justiça em Ação

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

CELEBRAR É PRECISO, É PRECISO CELEBRAR!

01Em clima de festa, no último dia 25, sexta-feira, 34 (trinta e quatro) alunos do Curso de Direito da FACESF – Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco, localizada no município de Belém do São Francisco, na região sertaneja do Estado de Pernambuco, receberam os Certificados de Honra ao Mérito, expedido pelo Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, através da sua presidência, na pessoa da Desembargadora Telma Brito e da presidência da COPPEMC – Comissão Permanente de Planejamento e Execução do Movimento pela Conciliação, Desembargadora Maria da Graça Osório Pimentel Leal. O Certificado é uma homenagem a todos aqueles que contribuíram para o sucesso das Semanas de Conciliação no Estado da Bahia, que ocorreram no período compreendido entre os dias 22 de novembro e 03 de dezembro de 2010.

02Na oportunidade, todos os componentes da mesa tiveram oportunidade de se manifestar. O professor Geraldo Lustosa, Coordenador do Núcleo de Prática Jurídica da Instituição, falou da importância da parceria da FACESF com o TJ/BA, através das Comarcas de Rodelas, Abaré e Chorrochó, acrescentando que em decorrência desse fato já estava sendo mantido contato com o Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco para a formalização de convênio para possibilitar aos alunos mais uma opção de prática jurídica real.  Disse também que a Faculdade tentará formalizar um convênio com o TJ/BA, para viabilizar a presença dos alunos em outras Comarcas nas próximas iniciativas ligadas ao Movimento pela Conciliação no Estado. Para o acadêmico Edmundo Gomes de Souza Filho, que cuidou da parte organização da parceria, o evento ofereceu uma excelente oportunidade de vivência prática aos alunos.  A também acadêmica Ana Sherly Lima Nogueira, que também é empresária na região sertaneja e que colaborou materialmente com a iniciativa da parceria falou da sua alegria não só em participar do Projeto como Conciliadora, como também em colaborar materialmente, ressaltando que as boas iniciativas devem ser sempre apoiadas, especialmente quando o fim maior é o interesse social, no caso, o interesse dos jurisdicionados por uma Justiça mais célere e efetiva.

O Presidente do Diretório Acadêmico da FACESF, Dagoberto Leal Marcula, registrou a importância da parceria para toda a comunidade acadêmica, especialmente para os alunos.  Disse também que o grupo que primeiro desempenhou as suas atividades na Semana da Conciliação e que estava recebendo os Certificados naquela noite, pela qualidade dos trabalhos desenvolvidos, pela presteza, entrega e compromisso que demonstrou, foi uma espécie de “Cartão de Visitas” do corpo discente da instituição para a participação de outros alunos em eventos da mesma natureza, inclusive junto às Comarcas do Estado de Pernambuco.  Silvani Maria Coelho Lustosa de Carvalho, Diretora Financeira da entidade, falou da alegria em ter contribuído para o sucesso da parceria. Mesmo sentimento externado por Joaquim Alípio Lustosa de Carvalho, Diretor Administrativo da instituição.

03Por fim, o professor Antonio Henrique da Silva, que também é o juiz titular da Comarca de Rodelas e à época substituía na Comarca de Abaré, após reiterar a importância da participação dos alunos da FACESF nas Semanas da Conciliação do Tribunal de Justiça da Bahia, relatando inclusive que no primeiro dia de atividades (22/11), quando estavam pautadas mais de 100 (cem) audiências tendo como uma das partes o INSS, os trabalhos somente findaram por volta da meia noite, o que, segundo alegou, por si só já demonstra o compromisso de todos os alunos envolvidos no Projeto de parceria, aproveitou a ocasião para agradecer ao juiz Paulo Eduardo Menezes Moreira, titular da Comarca de Macururé e substituto da Comarca de Chorrochó, ambas no Estado da Bahia, bem assim ao Escrivão Florêncio Carvalho Belfort e ao Promotor de Justiça Alex Santana Neves pelo apoio que todos deram aos alunos nessa Comarca.  Comunicou também que enviou mensagem à Ouvidoria do Conselho Nacional de Justiça, informando do sucesso do Projeto de Parceria e sugerindo àquele Conselho a adoção de medidas no sentido de buscar uma maior participação dos alunos dos Cursos de Direito de todo o Brasil no Movimento pela Conciliação, como forma de contribuir para a mudança de mentalidade em prol da importância da conciliação já nas faculdades. O professor finalizou a sua fala fazendo a leitura da frase contida nos Certificados de Honra ao Mérito que foram entregues, de autoria de Jack Stack: “Nada é mais importante do que criar um ambiente no qual as pessoas sintam que fazem uma diferença. não há como se sentir bem em relação ao que você está fazendo sem acreditar que está fazendo uma diferença.” . Após a solenidade foi oferecido um coquetel aos presentes.

Alunos que participaram do Projeto de Parceria e que receberam os Certificados:

Ana Sherly Lima Nogueira, Antonia Mirelle C. dos Santos, Antonio Willen Barbosa Lima, Cirléia Viviane A. de Carvalho, Cristiano Jacinto Torres, Dagoberto Leal Marcula, Dayara de Kássia Sá Sampaio, Edmundo Gomes de Souza Filho, Edson Carlos Lopes Fernandes, Erico Evilásio de C. Paiva, Everaldo Herculano de Souza, Fabiana dos Santos Félix, Fabrícia Romão de Sá, Floriberto Sampaio Canejo, Janicléia de Souza Soares, Jerônimo Moreira da Silva, João Sidney Soares da Silva, Laine Suzane Barbosa Pereira, Leandra Fonseca Rodrigues, Luciano Almeida Fonseca, Luís Carlos de Paula Silva, Manoel Messias Pereira, Márcio Vinícius de Souza Almeida, Marcos Aurélio Alves, Maria Cristiane Santos Dias, Mary Soanny de Menezes Belfort, Priscila Raquel Alves N. de Souza, Ranny Augusto Marques de Brito, Rosilmar Campos Patriota, Sirley Emanuella S. Santana, Soraya Nataly Menezes Duarte, Wellington Lopes Roriz e Welma Fernanda da Silva Costa

 

Fonte: FACESF