Justiça em Ação

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Notícias

Próxima etapa do Projeto Criança Brincando e se Transformando será em Coronel João Sá

A Caravana do Criança Brincando e se Transformando já está se preparando para mais uma etapa. Neste próximo final de semana, entre os dias 05 e 07 de abril, o Projeto, de autoria do Juiz da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Jeremoabo, Dr. Antonio Henrique da Silva, chega ao município de Coronel João Sá, onde os preparativos estão a todo vapor. Segundo o Juiz Antonio Henrique, na bagagem vão muita disposição, alegria e atitude. “A cada dia, em cada cidade que chegamos, saímos mais fortalecidos e convictos de que estamos no caminho certo, que nossa intenção em promover os direitos das crianças e dos adolescentes vai se concretizando”.

Cantigas de roda, atividades lúdicas, culturais, esportivas e de lazer, além de distribuição de guloseimas e brinquedos fazem parte da programação, que está nos seus preparativos finais pela Prefeitura Municipal de Coronel João Sá, tendo à frente o Prefeito Romualdo Costa e a Secretária Municipal de Assistência Social, Ruana Costa.

Na sexta, 05 de abril, será realizada uma abertura solene do evento e nos dias seguintes a criançada poderá participar de atividades esportivas, de lazer, atividades culturais e de leitura, além de aproveitar gratuitamente a distribuição de brinquedos e de guloseimas. A Secretária Ruana Costa destaca a importância da implantação do Projeto. "Vivemos em um momento crítico na cidade, onde as pessoas estão precisando de atividades de lazer, integração. Precisando de um momento de alegria e, principalmente, para proporcionar as nossas crianças carentes, que vivem uma dura realidade, o exercício dos direitos que elas têm. E como já dizia Piaget, 'a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança sendo por isso, indispensável à prática educativa”.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DO PROJETO EM CORONEL JOÃO SÁ

05 DE ABRIL DE 2013

Noite

- Banda do Municipal recepcionando o Juiz.

- 18:30h Lançamento do Projeto.

Local: Auditório Furtuoso de Carvalho (COM TELÃO NA PARTE EXTERNA DO PRÉDIO)

Cerimonialista: Antônio Gama

- Abertura: Direito da Criança (Música de Mara Maravilha – Cantada pelo grupo de Cláudia)

- Composição da mesa

- Execução do Hino Nacional pela banda do 20º BPM de Paulo Afonso

- Canto/Execução do Hino de Cel. João Sá

- Boas vindas: (Apresentação do grupo – É bom ser criança)

- Apresentação do Projeto pelo Juiz Antonio Henrique da Silva

- Falas dos componentes da mesa

- Falas de pessoas presentes, limitadas a cinco.

- Entrega de placas comemorativas do Projeto em homenagem a pessoas do município que colaboraram para a sua efetivação.

- Apresentação das Crianças: Grupo Uma Criança, Obra Prima de Deus

- Apresentação da Banda Jerê City

- Encerramento com Coffee Break;

Na praça:

- 18:30 h Atividades lúdicas na Praça;

- Brinquedo inflável;

- Tia Rita (animadora) pintura e recreação;

- Distribuição de algodão doce, pipoca, água, bala, pirulito, etc;

06 DE ABRIL DE 2013

(Sábado)

Manhã

- 7h30: Atividades Lúdicas diversas

Local: Ginásio de Esporte Romualdo Costa

Tenda da Biblioteca

- Abertura: Cantigas de Roda – Alunos do Juracy Magalhães

- Quebra cabeça, corrida de saco, corrida do ovo, desenhos para colorir, dança da cadeira, amarelinha, quebra-pote, corrida de velocípede e concurso de dança.

- Distribuição de lanches, água, brindes, balas, protetor solar e pirulitos.

- 8h: Futebol Socyte

- Passeio com o Trenzinho (Das 10h até 12h e das 17h as 19h).

Tarde

- 14h: Torneio de futebol de campo dos adolescentes (de 13 a 18 anos incompletos), no Estádio Venezão

- Distribuição de água, lanches (cachorro quente), refrigerante, protetor solar e geladinho.

Noite

- 19h: Atividades Culturais

Local: Palco da Praça

- Abertura: Banda Marcial – No palco na Praça no intervalo de cada apresentação.

- Apresentação das Crianças Pastoril;

- Apresentação do Reisado;

- Dedé Marretão;

- Apresentação da Capoeira;

- Apresentação dos Idosos Pastoril;

- Zezão ou Zé Ivan.

OBS: Distribuição de água.

07 DE ABRIL DE 2013

(Domingo)

Manhã

- Tenda da saúde

- 7h: Passeio Ciclístico;

No campo Venezão

OBS: 5 jogos = 4 jogos dos meninos e 1 jogo das meninas.

- 8h: Execução do hino nacional

- 8h15 h: 1ª Semifinal do torneio de futebol de campo

- 9h15:  2ª Semifinal do Torneio de Futebol de Campo

- 10h15: Partida de futebol feminino

- 11h15:  Disputa do 3º lugar do Torneio de Futebol de Campo

- 12h15: Final do Torneio de Futebol de Campo

- 12h20: Sorteio de uma bicicleta entre os atletas participantes do Torneio de Futebol de Campo

- 12h30: Entrega da premiação ao campeão, vice e 3º colocado do Torneio de Futebol de Campo, bem assim ao time vencedor da partida de Futebol Feminino

- Entrega de lanches e água.

Local: Praça Veneza:

- Partidas de Queimado (Feminino e Masculino), a partir das 15h.

- Partidas de Vôlei masculino e feminino

- Passeio com Trenzinho (Das 10h às 12h e das 17h às 19h)

Tarde

- 14h: Apresentações Culturais no Palco.

- São Gonçalo Gasparino;

- Banda de Pifano;

- Foguete;

- Apresentação do Show da Xuxa;

- Passeio de Trenzinho;

- Distribuição de algodão doce, pipoca, água, bala, picolé, cachorro quente, refrigerante e pirulito;

Noite

- 18h: Encerramento com Ave Maria Sertaneja

 

 

Criança Brincando e se Transformando chega oficialmente a Pedro Alexandre

 

Crianças brincando, praticando esportes, alimentando-se. O cenário perfeito pôde ser visto por centenas de famílias, neste final de semana, em Pedro Alexandre, onde foram realizados o lançamento e as primeiras atividades do Projeto Criança Brincando e se Transformando no município.

Na sexta-feira à noite, 22, uma solenidade na Câmara de Vereadores, reuniu autoridades locais e regionais para dar início oficialmente ao calendário de atividades. Abrindo os discursos, o idealizador do Projeto, o Juiz da Comarca de Jeremoabo, Dr. Antonio Henrique da Silva, reafirmou que o amor e o respeito devem ser essenciais principalmente no relacionamento entre pais e filhos, pois são esses sentimentos que acompanharão o ser até a sua formação. “Quem troca amor, tem amor para dar, e a criança vem com amor na essência, na pureza da alma, e muitas vezes você que é pai, você que é mãe, não retribui em nada esse sentimento puro. A falta do seu amor contribui de forma decisiva e negativa na formação desse ser, que acaba se transformando em um ser destrutivo. E é isso que o Projeto quer deixar como mensagem: aos gestores, criem espaços públicos com atividades esportivas, lúdicas e recreativas constantes; aos pais, dêem amor, pois só ele é capaz de edificar”. O Magistrado elogiou a postura do Prefeito Municipal, Salorylton Oliveira, que dos municípios participantes foi o primeiro gestor a doar um veículo exclusivo para o Conselho Tutelar da cidade.

Já em seu discurso, o Prefeito Salon afirmou que desde que assumiu o município tem procurado promover ações positivas para a comunidade e que o Projeto está contribuindo bastante com o direcionamento das medidas em Pedro Alexandre. “Este projeto chegou em uma boa hora, pois está ajudando, nós gestores, a nortearmos nossas ações, principalmente aquelas que contemplam os direitos das nossas crianças e de nossos adolescentes”.

Os prefeitos dos outros municípios integrantes do Projeto não puderam comparecer por conta de outros compromissos agendados. A Prefeita de Jeremoabo, Anabel de Sá Carvalho, que estava em Salvador, foi representada pelo Chefe de Gabinete, Marcos França.

No sábado, 23, logo cedo, as crianças entraram no mundo encantado do projeto, montado no Sítio de Zé Maria, onde foram distribuídos doces, lanches, salgadinhos, tudo regado a muitas brincadeiras, músicas, alegria e personagens de desenhos. Às 9h da manhã, o Futebol Society, que teve como campeão o Vitória, mesmo com o forte calor, levou muita gente para o Campo do Heraldão, onde foram distribuídos bastante água, suco, lanche e picolés; à tarde, foi a vez do Torneio de Futebol Masculino para Adolescentes (13 a 18 anos) e no sábado à noite, a Praça João Maria ficou lotada paras as diversas atividades programadas a exemplo do Clube dos Desbravadores de Paulo Afonso, o sanfoneiro Zé Pequeno e o grupo Jerê City, que fez um show à parte, cantando músicas do Projeto.

Já no domingo, aconteceram as semifinais do Torneio Masculino para Adolescentes, numa partida disputadíssima. Mais animada ainda foi a final, cujo vencedor foi o Serrense, que venceu o Bom Jovem, nos pênaltis, por 3 a 2.  E para deixar o clima ainda melhor, teve uma partida extra de Futebol Feminino, que teve como equipe vencedora Ponta da Serra, que derrotou o time Pedro Alexandre, por 2 a 1. Ainda no domingo, a torcida lotou a Praça João Maria para assistir o Voleibol Feminino e Masculino para Adolescentes. No feminino, a equipe campeã foi Osasco, que venceu a Rio, por 2 sets a 1; já no Masculino, o campeão foi o Rio, que derrotou Osasco, por 2 sets a 0.

Em Coronel João Sá, o lançamento e as primeiras atividades do Projeto acontecerão nos próximos dias 05, 06 e 07 de abril.

Mais fotos em nossa página no Facebook: Projeto Criança Brincando e se Transformando

 

 

Últimos preparativos para o lançamento do Projeto em Pedro Alexandre

Os preparativos finais do lançamento local do Projeto estão a todo vapor, a cidade está outra cara. A equipe está toda empenhada com um só objetivo, atender todas as necessidades da população e público em geral.
O prefeito Salon está preocupado com os mínimos detalhes e está acompanhando tudo de perto, garante que tudo será realizado, pois tem ao seu lado uma equipe competente, destacando a importância desse projeto e que abraçou a causa para dar mais viabilidade aos nossos pequenos, garantindo o acesso dos mais humildes.

Texto e foto: ASCOM/PMPA


 

PROGRAMAÇÃO DO 1º MOMENTO EM PEDRO ALEXANDRE-BA

PROGRAMAÇÃO DO 1º MOMENTO EM PEDRO ALEXANDRE-BA

PROJETO CRIANÇA BRINCANDO E SE TRANSFORMANDO

22 DE MARÇO

17:00h – Lançamento local do Projeto na Câmara de Vereadores.
Composição da mesa;
Hino Nacional (Banda da Polícia Militar);
Apresentação do CRAS;
Hino do Município (Aldina);
Pronunciamento do juiz. 

19:00h – Atividades Culturais- Quadra esportiva (Praça João Maria de Carvalho)
Grupo Jerê City
Apresentação de toadas
Dança de rua
Literatura de cordel
Canção Serra Negra (Apresentação)
Banda da Polícia Militar

23 DE MARÇO

7:00h – Bloco do Projeto.

7:30h – Atividades Lúdicas – Baia de Zé Maria:
Show de calouros;
Corrida de argola;
Corrida de saco;
Quebra pote;
Caça ao tesouro;
Ciranda de roda;
Corrida do ovo;
Dança da cadeira;
Pular corda;
Brincadeiras com bexigas.

8:00h – Campo (Praça General Liberato de Carvalho)
Futebol de campo (8 a 12 anos) 

14h15 – Animadores de torcida
Torneio de futebol (13 a 18 anos)

19:00h – Atividades culturais diversas:
Música do projeto;
Apresentação do grupo de idosos;
Apresentação do grupo jovem (Igreja Assembléia)
Grupo Cabra de Lampião

24 DE MARÇO

8:00h – Disputa 3º/4º lugar (campo de futebol)
10:00h – Futebol feminino
11:00h – Final do torneio
14:00h – Quadra esportiva (Praça Cel. João Maria de Carvalho)
Voleibol feminino
Voleibol masculino
15: 00h – Apresentação Cultural
Apresentação do grupo jovem (Igreja Católica)
Homenagem ao Poder Judiciário

 

Projeto Criança Brincando e se Transformando será lançado em Pedro Alexandre nesta sexta-feira

Dando continuidade à programação oficial do Criança Brincando e se Transformando, acontecerá, na próxima sexta-feira (22), o lançamento do Projeto no município de Pedro Alexandre. O evento, que será realizado, na Câmara de Vereadores, às 16h, contará com a presença do Juiz da Comarca de Jeremoabo e idealizador do Projeto, Dr. Antonio Henrique, e equipe coordenadora, além de vereadores, lideranças comunitárias e políticas e sociedade em geral. 
Ainda no sábado (23) e no domingo (24), serão realizadas as primeiras atividades do Projeto. A programação, bem diversificada, é aguardada com entusiasmo pelas crianças e adolescentes do município. A ideia de criar o Projeto, segundo o Juiz Antonio Henrique, surgiu após a necessidade de implementar ações urgentes para a proteção e promoção dos direitos da criança e do adolescente, no sertão da Bahia, após observar os poucos espaços públicos e atividades destinados a esta fase.
O Prefeito de Pedro Alexandre, Salorylton de Oliveira, conhecido como Salon, informou que sua equipe está trabalhando para que toda a programação transcorra da melhor forma possível. “O município de Pedro Alexandre está abraçando esta causa tão nobre e que foi idealizada pelo Juiz Antonio Henrique. Quero dizer que nossa equipe está empenhada para que possamos iniciar nossas atividades com pé direito. Será uma grande momento”.
Confira a programação para este final de semana: 
- sábado (23), a partir das 8h da manhã, atividades recreativas diversas no Sítio de Zé Maria. A partir das 9h, Futebol Society Infantil, no campo society do Heraldão. E à tarde, a programação continua. Às 13h, início do Torneio de Futebol Masculino para Adolescentes, no Campo de Futebol Heraldão. À noite, diversas atividades culturais e recreativas serão realizadas, na Praça Heraldo Carvalho.
- no domingo (24), também tem atividades do Projeto Criança Brincando e se Transformando, que terão início, a partir das 8h da manhã, com as semifinais do Torneio Masculino de Futebol de Adolescentes; às 10h, uma partida extra de Futebol Feminino, e às 11h, grande final masculina, no Heraldão. A partir das 14h, tem Voleibol Feminino e Masculino de Adolescentes, na Praça Municipal Heraldo Carvalho. A partir das 16h, mais atrações lúdicas, recreativas e culturais, na Praça Heraldo Carvalho.

 


JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL